Quais Os Melhores Exercícios Para Ganhar Massa Muscular

exercicios-para-ganhar-massa-muscular

São muitos os atletas que entram na academia e esperam que os primeiros treinos tenham efeitos imediatos, contudo apesar de levar um determinado tempo até conseguir ganhar massa muscular, é também necessário que os treinos efetuados sejam os melhores.

É imprescindível ter o seu objectivo na sua mente a cada minuto que passa, contudo a escolha certa dos exercícios a fazer, criando até um plano de exercício físico diário, é tão importante como a sua vontade. Se os exercícios feitos forem mal escolhidos, não só não vão corresponder com o seu objectivo, como também podem originar problemas muito graves nos músculos, articulações e ossos.

Levantamento de Pesos

Existem várias formas de conseguir ganhar massa muscular, porém talvez uma das mais importantes é mesmo o levantamento de pesos. Este tipo de exercício deve ser feito com muito cuidado, não só escolhendo bem o tipo de pesos, garantindo que estes não vão cair, ou sair do lugar e causar um grave problema em alguma zona do seu corpo, como também é necessário ter cuidado relativamente ao peso destes.

É lógico que nunca deve utilizar pesos “fáceis” para o seu corpo, pois assim não estará a aumentar a massa muscular, estará apenas a exercitar os músculos. Contudo, os pesos pesados em excesso para o seu corpo, podem muito bem levar a lesões graves e que em alguns casos vão impedir o treino durante muitos meses.

Os profissionais que acompanham os atletas indicam que o melhor é subir um pouco o peso, em vez de usar pesos leves e fazer 12 repetições, aumentam o peso base e fazem apenas de 4 ou 8 repetições de cada vez.

Os principais exercícios devem ser feitos com pesos livres, ou seja, barras e halteres e não em máquinas, pois este tipo de levantamento de pesos é específico para trabalhar uma determinada zona do corpo, enquanto que as máquinas funcionam quase como exercícios compostos.

Geralmente, o exercício de levantamento de pesos é indicado para trabalhar pequenas zonas musculares, dando-lhes assim a definição desejada pelo atleta e conseguindo aumentar a massa muscular na zona escolhida e trabalhada com os pesos. Porém, se o objectivo é trabalhar grandes zonas musculares, então o melhor são os exercícios compostos.

Exercícios Compostos

Este tipo de exercícios são indicados para trabalhar grandes zonas musculares, utilizando movimentos específicos que vão trabalhar vários músculos ao mesmo tempo e não apenas 1 como no levantamento de pesos.

Estes tipo de exercícios são bastante conhecidos por conseguir gerar mais massa muscular do que propriamente o levantamento de pesos, contudo, trabalhar uma zona grande de músculos demora mais tempo do que trabalhar pequenas zonas, por isso o seu treino deve ser coeso mas progressivo.

Alguns exercícios mais comuns são por exemplo o Supino (que trabalha a zona do peito, ombros e tríceps), as Barras Fixas (que trabalham a zona das costas e bíceps), os agachamentos (que trabalham as pernas e a zona lombar) e as paralelas (que trabalham a zona dos tríceps, ombros e peito).

Corrida

Muitos atletas acreditam que a corrida não tem qualquer influência para ganhar massa muscular, porém estão completamente errados. A corrida é importante não só para os vários músculos das pernas, como também para aumentar a sua capacidade respiratória, imprescindível para depois conseguir aguentar os treinos de forma correcta e nunca se sentir demasiado cansado.

A corrida deve ser feita como um treino normal, isto é, deverá estipular um período de tempo, indo sempre aumentando esse período e também a velocidade da corrida. Este tipo de progressão e de treino, vai melhorar muito a sua capacidade de treino e ajudar ao desenvolvimento dos músculos das pernas.

Conclusão

Trabalhar os músculos é dos pontos fundamentais para quem quer ganhar massa muscular, porém este trabalho dos músculos devem ser feito com bastante cuidado, evitando problemas de saúde e lesões que podem muito bem danificar músculos, tendões, articulações e até ossos.

A carga de cada treino deve ser progressiva e deve sempre começar por trabalhar os músculos grandes, pois exigem muito mais esforço e mais tarde poderá facilitar os músculos mais pequenos, actuando como auxiliares. Por exemplo, se o objectivo é trabalhar a zona do tronco, então deverá começar pelo treino do peito e mais tarde trabalhar os ombros.

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>